O Hospital do Policial Militar (HPM) retoma as atividades em sua quase totalidade nesta segunda-feira, dia 4 de maio. Policiais militares e seus dependentes já podem procurar o teleconsulta para fazer o agendamento através do número 62 3235-6222 e 6223. Somente pessoas utilizando máscaras faciais poderão ter acesso aos serviços agendados.
A decisão de reabrir o HPM é conjunta do Comando de Saúde e da Fundação Tiradentes, mantenedora do hospital e da maior parte do Complexo de Saúde da PMGO, na Cidade Jardim. A entrada para as unidades do Complexo de Saúde foi adaptada para fazer a triagem externa dos pacientes.
Casos com sintomas de COVID-19 (como febre, problemas respiratórios e tosse) serão triados e direcionados ao Pronto-Atendimento do HPM onde as consultas serão realizadas para o pré-diagnóstico. Se for necessária a realização de exames, eles serão viabilizados pelo Laboratório Vasco Martins Cardoso, também no Complexo de Saúde. O Pronto-Atendimento do HPM está funcionando neste período de Pandemia das 7h às 19h todos os dias.
Os casos confirmados de COVID-19 serão encaminhados ou para quarentena residencial ou, se o quadro de saúde exigir, para o sistema de regulação que disciplina as internações nos casos de coronavírus diagnosticado.
Exceção
Apenas o serviço de ergometria permanecerá suspenso. A Odontologia vai atender com limitações, mantendo o atendimento aos casos urgentes. Reunidas as condições de segurança, a agenda da Odontologia também será reaberta normalmente.
O gerente de Saúde da Fundação Tiradentes no HPM, Coronel José Rivaldo Marinho, enfatiza o esforço na preparação do hospital e para a equipar os profissionais de saúde com EPIS, possibilitando a retomada das atividades com a segurança exigida pelas autoridades de saúde estaduais e federais. “A triagem será externa, não podendo haver aglomeração. Somente beneficiários com máscara serão atendidos. As consultas vão ocorrer no consultório com apenas o paciente e o médico, sem acompanhantes, exceto crianças que podem entrar com um responsável no consultório”, orienta. A intenção é não haver espera dentro do HPM.
Entre os serviços oferecidos no HPM serão retomados atendimentos muito procurados como: Infectologia, Neurocirurgia, Cardiologia, Psiquiatria, Ortopedia, Reumatologia, Otorrinolaringologia, Oftalmologia, Gastroenterologia, Angiologia, Ginecologia, Clínica Médica, Psicologia, Eletrocardiograma, Mamografia, Raio-X, Ultrassonografia, entre outras. O HPM funciona das 7h às 17h todos os dias.