• Av. Eng. Atílio Correia Lima nº 1.549, Bairro Cidade Jardim, Goiânia-GO
  • De segunda a sexta-feira das 8:00 às 18:00
  • Fones: (62) 3235-6222 / 6223

Serviço Laboratorial

O Laboratório Clínico Coronel Vasco Martins Cardoso do Complexo de Saúde atende o policial militar e seus dependentes legais, com o apoio da Fundação Tiradentes. Atualmente realiza exames nas áreas de Análises Clínicas, Citopatologia e Anatomia Patológica.

Em 2013 recebeu o Certificado de Acreditação, concedido pelo DICQ – Sistema de Gestão da Qualidade (NBR NM ISO 15189:2008), obtendo aprovação do seu Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) e Competência Técnica para execução de exames laboratoriais nas especialidades: Bioquímica, Hematologia, Microbiologia, Parasitologia, Urinálise e Imunologia.

Serviços Disponíveis

Análises Clínicas

Bioquímica
A bioquímica é responsável por investigar no sangue ou urina alterações metabólicas responsáveis pelo desenvolvimento de doenças. É possível identificar doenças como: diabetes mellitus, infarto agudo do miocárdio, alterações hepáticas, renais, entre outras.
Dra. Cristina de Melo Cardoso CRF 2016
Dra. Míriam Teles Almeida Silva CRBM 5942

[dt_divider style=”narrow”/]

Microbiologia
A microbiologia é responsável pelo isolamento e identificação de bactérias clinicamente importantes. O trabalho do laboratório inclui coleta do material, isolamento do microrganismo, identificação e testes de sensibilidade aos antibióticos, abrangendo secreções, urina e líquidos corporais. O diagnóstico laboratorial das micoses é realizado através de análise microscópica direta e cultura.

Dra. Carla Fabiana Soares CRBM 7413

[dt_divider style=”narrow”/]

Hematologia
A hematologia compreende a análise do sangue, seus distúrbios e doenças. As mais conhecidas são: anemia, hemofilia e leucemia. O exame mais realizado desta seção é o hemograma, que avalia as células sanguíneas de um paciente, auxiliando no diagnóstico das anemias, infecções virais ou bacterianas, leucemias, dentre outras.
Dra. Carla Fabiana Soares CRBM 7413

[dt_divider style=”narrow”/]

Líquidos Corporais
Exames laboratoriais podem ser feitos em muitos tipos de líquidos corporais, além do sangue. Com frequência, esses líquidos são testados em lugar do sangue, porque fornecem respostas mais diretas sobre o que está ocorrendo em uma parte específica do corpo. Para isso, dispomos de equipamento semiautomatizado, profissionais capacitados e um controle de qualidade rigoroso que assegura a integridade dos resultados.
Dra. Míriam Teles Almeida Silva CRBM 5942

[dt_divider style=”narrow”/]

Parasitologia
A parasitologia compreende a análise das fezes e seus componentes, utilizando métodos específicos, que permitem a detecção dos parasitos, de uma maneira seletiva, rápida e eficaz. O exame orienta a administração de medicamentos específicos e efetivos para cada tipo de parasito. É verificada também a presença de sangue oculto nas fezes, que auxiliam na identificação de sangramentos intestinais.
Dra. Ana Paula de Toledo Vieira CRBM 1648

[dt_divider style=”narrow”/]

Imunologia
Por meio da análise de sangue a seção de imunologia identifica doenças causadas por alterações do sistema imunológico, que responde a agressões de microrganismos, além de condições autoimunes. É possível identificar lúpus eritematoso sistêmico, artrite reumatóide, HIV, hepatites, toxoplasmose, rubéola, dentre outras.
Dra. Ana Paula de Toledo Vieira CRBM 1648

Dra. Cristina de Melo Cardoso CRF 2016

[dt_divider style=”narrow”/]

Dosagens Hormonais
Os hormônios são responsáveis por regular diversos processos do corpo humano, entre eles: crescimento, reprodução, sono, controle de peso e imunidade. Portanto, as dosagens hormonais são responsáveis por detectarem problemas ocasionados pela falta, aumento ou diminuição desses hormônios.
Dra. Ana Paula de Toledo Vieira CRBM 1648

[dt_divider style=”narrow”/]

Toxicologia
A análise toxicológica é utilizada para verificação do consumo de drogas. São realizados testes para a detecção de substâncias psicoativas. As drogas são geralmente metabolizadas pelo fígado e eliminadas pela urina. Portanto, a análise da urina é um dos materiais utilizados para detectar a presença do consumo de drogas.
Ten Cel Sérgio Henrique Nascente Costa CRBM 522

[dt_divider style=”narrow”/]

Citopatologia e Anatomia Patológica
A Citopatologia é a área de atuação que estuda as doenças a partir de observação ao microscópio de células obtidas por esfregaços, aspirações, raspados, centrifugação de líquidos e outros métodos. Praticamente todos os órgãos e tecido podem fornecer material para o estudo citológico, permitindo exame rápido, pouco invasivo e não traumático. A Anatomia Patológica é uma especialidade médica responsável pela realização de diagnósticos de várias doenças, inclusive do câncer, por meio de estudo ao microscópio de amostras de células ou tecido.
Serviço Terceirizado

[dt_divider style=”narrow”/]

Orientações para coleta de exames laboratoriais:

Existem orientações específicas para cada tipo de exame laboratorial. Por isso, leia atentamente as orientações deste material para que a coleta de seu exame não seja prejudicada. Lembre-se: um paciente bem orientado e uma amostra bem coletada são a garantia inicial da qualidade dos resultados de seus exames.

Jejum obrigatório:

  • Durante o período de jejum, o paciente poderá beber água e não deve suspender o uso de medicamentos sem autorização de seu médico.
  • Para realização do perfil lipídico (colesterol e triglicérides), o jejum dever ser de 12 a 14 horas. No dia anterior a realização da coleta, alterar a dieta, não ingerir bebidas alcoólicas e não realizar atividade física intensa.
  • Exame de Glicemia: o jejum deve ser de 8 a 12 horas.
  • Glicemia pós Prandial: o paciente deve apresentar ao laboratório duas horas após o almoço, sem atraso para coletar o sangue. Almoçar entre 11h às 12h horas e não ingerir nenhum tipo de alimento após a refeição.

Jejum não obrigatório: Alguns exames (teste de gravidez, hemograma, TGO/AST, TGP/ALT dentre outros) não são necessário jejum, no caso de dúvidas entre em contato com o laboratório.

Outras recomendações importantes:

Dosagem de PSA Livre/Total: Não praticar os seguintes itens antes da coleta, pois podem interferir no resultado:

  • Ejaculação nas últimas 48 horas;
  • Exercício em bicicleta, andar de motocicleta ou a cavalo nos últimos dois dias;
  • Uso de supositório, sondagem uretral ou toque retal nos últimos três dias;
  • Cistoscopia: visualização da bexiga urinária através de um instrumento óptico (cistoscópio) introduzido pela uretra nos últimos cinco dias;
  • Ultrassom transretal nos últimos sete dias;
  • Colonoscopia: estudo endoscópico do intestino grosso, em que um colonoscópio é introduzido pelo ânus, nos últimos 15 dias;
  • Estudo urodinâmico: método para avaliar as condições funcionais do trato urinário baixo, nos últimos 21 dias;
  • Biópsia de próstata nos últimos 30 dias;
  • Nos casos de prostatectomia total (retirada total da próstata), não é necessário o preparo. Informar se está em/pós-tratamento prostático e/ou vias urinárias.

Exame de Urina tipo I (EAS) – A urina coletada deve ser preferencialmente a primeira da manhã, desprezando uma quantidade do jato inicial e colhendo o jato médio. Caso não seja possível, o ideal é permanecer quatro horas sem urinar. Para a coleta deve ser feita uma antissepsia da região genital com água e sabão.

Exames em Urina de 24 Horas – consultar o laboratório (a dosagem de alguns componentes da urina devem ser utilizadas conservantes apropriados).

Esvaziar a bexiga antes de iniciar a coleta (anotar o horário). Coletar toda a urina até o mesmo horário anotado. Exemplo: acordar às seis horas, desprezar a urina no vaso sanitário. Coletar todas as urinas do dia e da noite até às seis horas do dia seguinte, sem perder nenhuma urina.

Manter sempre o frasco com a urina fechado na geladeira. Coletar em frasco fornecido pelo laboratório.

Observações: Alguns exames poderão ter seus valores alterados pelo esforço físico. É sempre bom lembrar que os exames laboratoriais são padronizados para realização em condições ideais, bem definidas. Consequentemente, testes realizados após esforços físicos terão eventualmente valores diferentes do qual você possui.

Serviço: Laboratório Clínico Coronel Vasco Martins Cardoso
Atendimento: por ordem de chegada
Horário de Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 06h30 às 18h
Responsável Técnico e Chefe de Laboratório: Ten Cel Sérgio Henrique Nascente Costa CRBM 522
Gestão da Garantia da Qualidade: Dr. Rodrigo Moura Figueiredo CRBM 4309

[call_to_action]Informações: (62) 3235-6138 ou (62) 3235-6140 *Informações gerais sobre preparo para realizações de exames deverão ser obtidas na recepção do laboratório ou no site da Instituição www.hpm.org.br.[/call_to_action]

O que você esta procurando?