Na última quarta-feira, 04, o Programa de Saúde Para o Diabético (PSPD) promoveu o primeiro encontro de 2015 entre os diabéticos e a equipe de multiprofissionais (médicos, enfermeiros, nutricionistas, dentistas, psicólogos e assistentes sociais) que compõe o programa. A reunião foi realizada no Clube da antiga Telegoiás e contou com a presença do Gerente de Saúde do Hospital do Policial Militar (HPM), Coronel José Rivaldo Alves Marinho, representando a parceira do projeto, Fundação Tiradentes.
Durante os encontros, além da troca de experiências entre os beneficiários da Fundação Tiradentes e os profissionais do Programa, é feito o controle da saúde com a aferição de pressão e glicemia, alimentação e atividades físicas adequadas, com o objetivo de melhorar as condições de vida dos militares diabéticos e seus familiares.
Segundo a coordenadora do programa, Major Vânia, o principal benefício do PSPD é a prevenção das complicações decorrentes do diabetes. Entre elas: visuais, cardíacas, hipertensão arterial, neuropatias, derrame, amputação de membros e impotência sexual.
Neste encontro, a responsável pelas atividades físicas foi a educadora física Taysa Cristina dos Santos Neiva. A profissional é pós-graduada em Atividade Física Adaptada à Saúde pela Universidade Gama Filho (UGF) e Mestranda em Ciências da Saúde pela Faculdade e Medicina da Universidade Federal de Goiás (UFG). Na ocasião, além de informar sobre a importância dos exercícios físicos para uma vida mais saudável, ela ministrou uma aula prática aos integrantes do programa.