• Av. Eng. Atílio Correia Lima nº 1.549, Bairro Cidade Jardim, Goiânia-GO
  • De segunda a sexta-feira das 8:00 às 18:00
  • Fones: (62) 3235-6222 / 6223

Outubro Rosa: Fundação Tiradentes sedia evento sobre câncer de mama

DSC_1972Em celebração ao Outubro Rosa, mês que incentiva a prevenção e detecção precoce do câncer de mama, o auditório da Fundação Tiradentes reuniu cerca de 150 mulheres, entre militares e colaboradoras, para levar informações sobre a doença. A iniciativa foi do Grupo de Epidemiologia e Pesquisa (GEP) do Hospital do Policial Militar (HPM), em parceria com a Fundação Tiradentes e a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) – Regional Goiás.

O evento foi aberto pelo Comandante de Saúde, Coronel Naldimar Lourenço Barbosa, que convidou para a mesa o Presidente da SBM – Regional Goiás, Dr. Antônio Eduardo Rezende de Carvalho; a Subcomandante de Saúde, Tenente-Coronel Vera Lúcia Vieira da Cunha Montagnini; o Diretor Clínico do HPM e Chefe do Serviço Médico, Tenente-Coronel Marcus Nascimento Borges; o Diretor Técnico do hospital e coordenador do GEP, Tenente-Coronel Waldemar Naves do Amaral e a Chefe do Serviço Odontológico, Coronel Rosana Guimarães Manso. Ela foi elogiada pelo Comandante de Saúde por ser a primeira mulher da ativa da Polícia Militar de Goiás (PMGO) promovida à patente de Coronel, fato que ocorreu este ano.

Durante toda a manhã, as mulheres assistiram palestras e tiraram suas dúvidas com o presidente da SBM – Regional Goiás e com a equipe médica especialista do HPM à mesa diretiva, além do ginecologista e 2º Tenente Custódio Pereira da Costa Neto.

A primeira palestra da manhã foi com o Dr. Antônio Eduardo que apresentou a importância de restabelecer a autoestima da mulher caso ela sofra a perda da mama devido ao câncer. Segundo ele, a Oncoplastia (conjunto de técnicas de cirurgias plásticas no tratamento deste tipo de câncer) evoluiu muito nos últimos anos, dando possibilidade à paciente de ter um resultado estético e seguro depois da retirada da mama. Ele também enfatizou a importância da Fundação Tiradentes nas campanhas e tratamentos, pelo excelente serviço prestado pelo HPM, mantido pela instituição: “Espero que a SBM – Regional Goiás Regional Goiás possa continuar com o apoio da Fundação Tiradentes na luta contra o câncer nos próximos anos”, ressaltou.

Em seguida, o Tenente-Coronel Marcus Nascimento Borges falou sobre o tema “Saúde da Mulher”, apresentando os dados estatísticos do Instituto Nacional do Câncer (Inca) que apontam que 57 mil novos casos de câncer de mama devem ser detectados no Brasil até o fim de 2015.  Na ocasião, o Diretor Clínico e Chefe do Serviço Médico do HPM, alertou  sobre a realização da mamografia (exame que visualiza a região interna da mama), citando que é necessário contar com um bom equipamento e uma boa equipe médica, e o HPM, oferece essa estrutura para PMGO e suas famílias: “O HPM está de portas abertas para a família miliciana de Goiás. Oferecemos um acesso fácil e eficiente para a corporação.”, ressalta.

A última palestra do dia foi com o ginecologista, 2º Tenente Custódio Pereira da Costa Neto, que tratou sobre o ciclo menstrual e o uso de anticoncepcional. Finalizando as palestras, foi aberta a mesa para tirar dúvidas, onde a equipe médica especialista do HPM tirou dúvidas das mulheres presentes.

Finalizando o evento, o Comandante de Saúde, Coronel Naldimar Lourenço Barbosa, ressaltou que o Hospital do Policial Militar, mantido pela Fundação Tiradentes, oferta mamografia em tempo integral, sem precisar marcar. Além disso, houve sorteios de brindes para as policiais militares e colaboradoras da Fundação Tiradentes que participaram.

Confira:

O que você esta procurando?