• Av. Eng. Atílio Correia Lima nº 1.549, Bairro Cidade Jardim, Goiânia-GO
  • De segunda a sexta-feira das 8:00 às 18:00
  • Fones: (62) 3235-6222 / 6223

Fundação Tiradentes Assina Contrato para Transferência de Tecnologia com UFG

A Fundação Tiradentes agora é parceira tecnológica da Universidade Federal de Goiás – UFG. O contrato firmado com a Universidade prevê o direito ao acesso à tecnologia desenvolvida pela UFG no Protocolo UFG para Teste RT-LAMP de Diagnóstico Molecular da COVID-19.

“Esse contrato traz a possibilidade de receber, por meio dos pesquisadores da UFG, a transferência de conhecimento científico e técnico, de forma gratuita, para a realização de técnicas moleculares na modalidade point of care testing (POCT), ou seja, um teste de diagnóstico rápido que favorece a aplicação e a triagem da Covid-19. A partir dessa parceria vamos poder aplicar esses testes por meio do Laboratório Clínico do HPM em Goiânia e no interior do estado”, explica a major Carita Celine, diretora Administrativa da Fundação Tiradentes.

Estes testes serão feitos com sensibilidade e especificidade adequadas para a triagem da infecção pelo SARS-CoV-2, com custo bem inferior aos testes comerciais disponíveis no mercado. “Pra você ter uma ideia, o teste de resultado rápido (1h) será oferecido aos beneficiários da FT com um custo estimado de R$ 15,00. Ele vai possibilitar o diagnóstico na fase aguda da infecção. Temos como expectativa iniciar os testes em cerca de 45 dias, por volta de meados do mês de maio, pois a implantação envolve aquisição de equipamentos e materiais de consumo, bem como o treinamento técnico, que será realizado pela equipe da UFG aos profissionais do Laboratório Clínico do HPM”, detalha a major Celine.

A tecnologia

A tecnologia que será transferida a partir da parceria envolve protocolos alternativos para diagnósticos moleculares rápidos, baratos, fáceis de implementar e confiáveis. O objeto dessa parceria com a UFG é o protocolo do método de amplificação isotérmica, LAMP (amplificação isotérmica mediada por loop), que possui facilidade de execução e rapidez dos resultados. A tecnologia foi testada e validada no ambiente laboratorial do HPM, em que foram obtidos resultados concordantes com os encontrados no laboratório de pesquisa da UFG.

O que você esta procurando?