• Av. Eng. Atílio Correia Lima nº 1.549, Bairro Cidade Jardim, Goiânia-GO
  • De segunda a sexta-feira das 8:00 às 18:00
  • Fones: (62) 3235-6222 / 6223

Congresso elege Goiânia para edição de 2017 do evento

DSC_0268Reunidos desde quinta-feira, 28 de maio, em Rio Quente, os cerca de 200 congressistas que participaram do XX Congresso da Associação Brasileira de Saúde das Polícias Militares e Bombeiros Militares, escolheram a cidade de Goiânia para sediar a edição do evento em 2017. O congresso ocorre a cada dois anos reunindo médicos, dentistas, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, fisioterapeutas, farmacêuticos e outros profissionais que atuam na saúde de policiais militares e bombeiros militares para atualizar informações científicas e trocar experiências sobre a área.

A apresentação de Goiânia como opção para o evento foi feita pelo Comandante de Saúde da PMGO, Coronel Naldimar Lourenço Barbosa. O apoio foi garantido através de cartas do governador Marconi Perillo e do prefeito da capital, Paulo Garcia.

O congresso foi encerrado no sábado após homenagens. A solenidade de encerramento aconteceu no Auditório do Rio Quente Resorts e foi  dirigida pelo Comandante de Saúde da PMGO, Coronel Naldimar Lourenço Barbosa e o Presidente da Academia Nacional de Saúde das Policiais Militares e do Corpo de Bombeiros Militares do Brasil, Coronel Raimundo Matias França de Lima da Polícia Militar do Maranhão (PMMA);

Durante a ocasião os congressistas das cinco regiões do país presenciaram o apoio, através de cartas, de várias autoridades como o Governador de Goiás, Marconi Perillo, a escolha da cidade de Goiânia, capital de Goiás para sediar o XXI Congresso da Associação Brasileira de Saúde das Polícias Militares e Bombeiros Militares em 2017.

Em seguida, a Academia Nacional de Saúde das Policiais Militares e do Corpo de Bombeiros Militares do Brasil fez homenagens com medalhas de condecoração militar e escolheu seus novos membros da diretoria: Coronel Rômulo Capello Teixeira do Corpo de Bombeiro Militar do Rio de Janeiro (CBMRJ) como Presidente e Coronel Naldimar Lourenço Barbosa – PMGO como Vice-Presidente. Major Sandra Diniz PMGO e Major Simone Simões do CBMRJ continuam nos postos de secretária e tesoureira, respectivamente.

Durante a sessão de homenagens, a Secretária da Junta Médica da PMGO, Major Denilda Carvalho da Silva Colodeto, recebeu a Medalha de Honra ao Mérito da Academia Nacional de Saúde das Policiais Militares e do Corpo de Bombeiros Militares do Brasil pelo excelente serviço realizado na Comissão Social deste congresso.

A Associação Brasileira de Saúde das Polícias Militares e Bombeiros Militares também fez homenagem ao Tenente-Coronel Robson Azevedo Paixão; Tenente-Coronel Marcus Nascimento Borges; Tenente-Coronel Rosineide Santos Amorim Brito; Tenente-Coronel Sandra Regina Araújo de Souza da Silva; Major Cárita Régina; Capitão Letícia de Souza Moreira; Capitão BMGO Claúdio Luiz Couri; Capitão Hérika Gomes Falcão; 1º Tenente Edimar Marques de Sousa; 2º Tenente Jurandir Gonçalves dos Santos Filho; 2º Tenente Reunecir Morais dos Santos. Com exceção do Capitão do Corpo de Bombeiros, todos os homenageados são do quadro de profissionais do HPM.

Coronel Naldimar agradeceu a todos os participantes e pelo empenho de toda equipe organizadora do evento. “Muito obrigado a todos! Esperamos vocês em Goiás novamente em 2017!”, finalizou.

Premiações

A Comissão Científica ressaltou a importância e contribuição dos cinquenta trabalhos científicos submetidos ao congresso, para a saúde dos militares. Os premiados foram:

Categoria: Apresentação Oral

1º lugar: Associação entre saúde bucal, doenças cardiovasculares e desempenho físico entre militares estaduais

Autor: Capitão Maximiliano Schunke Gomes – Corpo de Bombeiros Militares do Rio Grande do Sul (CBMRS)

2º lugar: Abordagem da dependência química nas corporações: como agir?

Autor: Tenente Thiago Cezar da Fonseca – PMGO

 

Categoria: Apresentação Banner

1º lugar: Níveis Sanguíneos de LDL Colesterol de Pacientes Atendidos no Laboratório Clínico do HPM

Autores: Tenente-Coronel Sérgio Henrique Nascente Costa (PMGO); Cabo Ana Paula de Toledo Vieira (PMGO); Rodrigo Moura Figueiredo; Cristina de Melo Cardoso; Míriam Teles Almeida Silva;

2º lugar: Absenteísmo do paciente no Centro Odontológico da PMGO

Autores: Capitão Hérika Gomes Falcão; Tenente-Coronel Waldemar Naves do Amaral e Sargento Roquessânia Costa Campos pelo Grupo de Epidemiologia e Pesquisa (GEP) do HPM.

Palestras

O tema geral tratado no auditório na manhã deste sábado foi “Abordagem da dependência química nas corporações: como agir?”, ministrado pelo Capitão Flávio Augusto de Moraes do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO) e Tenente Thiago Cezar da Fonseca da PMGO.

Como temas específicos, a Sala A recebeu temas voltados à medicina. A primeira palestra foi “Ações de prevenção médica nas corporações militares”, ministrada pelo Tenente Coronel Robson Paixão de Azevedo da PMGO. Em seguida, “Ações médicas em resgate” com o Tenente-Coronel Wilton Adrian Júnior do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás e “Ações médicas de controle e tratamento” com o Capitão Evandro Resque Júnior – PMGO e Cabo Túlio Silvério de Faria – PMGO.

Os temas específicos da área de Odontologia foram trabalhados na Sala B. O Coronel da Reserva Antônio Fernando Pereira Falcão da Polícia Militar da Bahia abriu os temas com “Experiências em promoção de saúde bucal”. Em sequência, o Capitão Ricardo Ribeiro Durão do CBMGO tratou sobre “Controle de infecção dentro da clínica odontológica”; Major Luciano Alberto de Castro da Polícia Militar do Tocantins (PMTO) proferiu a palestra “Especialidades contempladas no serviço odontológico militar” e a Major Ghéria D’arc Castro Silva (PMGO) ministrou o tema “Prontuário odontológico e seu arquivamento”.

Os multiprofissionais expuseram sobre seus trabalhos na Sala C. A Major Vânia Maria Rodrigues Alencar, Chefe do Departamento de Assistência Social do HPM e Dr. Alfredo Santana Rocha do CBMGO falaram sobre “Enfrentamento do uso de substâncias psicoativas nas corporações militares”.

“A importância da enfermagem no atendimento pré-hospitalar tático” com o Major Carlos Augusto Dantas da Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PMRN) e “Concepções de policiais militares sobre cuidados com a saúde” com a Tenente Adriana Karla de Oliveira Bezerra – PMRN, também foram tratados.

Na Sala D onde aconteceu o II Encontro de Saúde Mental, a Capitão Letícia de Sousa Moreira da PMTO juntamente com a Tenente Alessandra Miranda  Cabral e Sargento Ana Paula Nogueira Nunes, ambas da PMGO, ministraram a palestra “Saúde Mental: atuação do psicólogo nas unidades de formação”.

Finalizando as palestras do encontro, Os Tenentes-Coronéis Fernando Derenusson da PMRJ, Elaine Maria de Souza da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e Miriam Terezinha Belém da PMGO expuseram “A contextualização do serviço de psicologia nas corporações militares”.

O que você esta procurando?