• Av. Eng. Atílio Correia Lima nº 1.549, Bairro Cidade Jardim, Goiânia-GO
  • De segunda a sexta-feira das 8:00 às 18:00
  • Fones: (62) 3235-6222 / 6223

Artigo – Campanha Novembro Azul

A campanha Outubro Rosa, destina-se a evidenciar para as mulheres a importância da prevenção do câncer de mama. Assim que esta se encerra, inicia-se a campanha Novembro Azul dedicada a mostrar aos homens a importância de se fazer o teste que diagnostica o câncer de próstata precocemente. É sobre ele que iremos falar um pouco mais.

A maioria dos homens procura o médico quando já apresenta algum sintoma ou quando já está doente. Os homens, em geral, evitam check-up’s e fazem questão de passar longe dos exames preventivos, porém,  o que muitos não sabem é que, assim como a mulher, o homem precisa de avaliação e acompanhamento médico periódico para assegurar que está bem quanto a sua saúde.

No Brasil, a estimativa do Instituto Nacional do Câncer para o ano de 2017 é de que serão diagnosticados 61.200 novos casos de Câncer de Próstata e calcula-se que , destes casos, 25% dos portadores morrerão pela doença. O Câncer de Próstata é a segunda neoplasia maligna mais comum entre os homens  após os tumores de pele ( não-melanoma )  e supera, assim,  o câncer de mama na mulher.  A faixa etária mais acometida é principalmente a dos homens com idade superior a 65 anos e se diagnosticado no início, a chance de cura é de 90%. Mas, o que é e onde está localizada a próstata?

A próstata é uma glândula localizada na região pélvica do homem, abaixo da bexiga e à frente do reto, e é responsável pela produção de secreções que nutrem e transportam os espermatozoides. Sua localização justifica o exame utilizado na prática urológica para detectar alguma anormalidade na próstata: o toque retal. Através dele é possível avaliar a superfície prostática a fim de detectar alguma alteração no tamanho, consistência e formato desta. Pela próstata passa a uretra, um canal que comunica a bexiga ao pênis e por onde passa a urina. Por isso, quando a próstata apresenta um aumento significativo, os homens queixam-se de sintomas urinários como jato urinário fraco, aumento da frequência urinária ou dificuldade de iniciar a micção.  A detecção precoce do câncer de próstata é fundamental para seu tratamento.

Fase inicial da doença: O inicio é silencioso,  sendo que, geralmente não há sintomas e os pacientes raramente queixam-se de dificuldades para urinar e, por isso, a ida anual ao urologista é essencial para o diagnóstico da doença em sua etapa inicial.

Como identificá-la? A forma para diagnosticar a doença é uma combinação do toque retal e o exame de sangue (PSA), mas somente uma biópsia pode confirmar a existência de um câncer.

Só o exame de sangue (PSA) é suficiente para avaliação da próstata?
O PSA é sim uma boa ferramenta para o diagnóstico do câncer de próstata, mas, mesmo assim, o exame de toque é necessário. O exame de toque é rápido, indolor, indispensável  e deve ser feito anualmente à partir dos  50 anos, para homens brancos e sem casos de câncer de próstata na família, e dos 45 anos, para homens negros e/ou com relato de acometimento familiar.

Varias são as opções de tratamento para o câncer de próstata, essas opções devem ser esclarecidas pelo médico e a decisão compartilhada com o paciente, levando em consideração a chance de cura, os efeitos adversos e custos de cada terapia.

Além do câncer, outras doenças podem atingir a próstata e, dentre elas, destacam-se a prostatite e a hiperplasia prostática benigna. Mas estas têm menos destaque, no que tange as suas consequências, quando comparadas ao câncer nessa região.

O check-up deve fazer parte do cotidiano masculino da mesma forma que ocorrem com as crianças e com as mulheres. O urologista está para o homem, como o pediatra
está para a criança ou o ginecologista está para a mulher.

Não se esqueça: Pode existir câncer de próstata com resultado de PSA normal!!! É a percepção de um nódulo no toque retal que pode ser o primeiro passo para chegar ao diagnóstico de neoplasia prostática.

O Novembro Azul tem como objetivo a conscientização dos homens com relação aos
cuidados com a saúde. É muito importante que o homem desenvolva a consciência da necessidade de detecção precoce do Câncer de Próstata e busque o atendimento médico de rotina para avaliar sua saúde de forma regular e anual. Afinal, câncer de próstata mata, portanto homem: Previna-se!

Ten Raul

Ten Raul Messias, Urologista do Comando de Saúde da Polícia Militar de Goiás.

O que você esta procurando?