• Av. Eng. Atílio Correia Lima nº 1.549, Bairro Cidade Jardim, Goiânia-GO
  • De segunda a sexta-feira das 8:00 às 18:00
  • Fones: (62) 3235-6222 / 6223

Dia Nacional de combate ao Câncer Sob uma visão odontológica

O câncer é uma das principais preocupações de saúde pública no mundo. A conscientização, prevenção e detecção precoce tem papel fundamental para diminuir a incidência da doença. Dentre os principais fatores de risco do câncer estão a idade; sedentarismo; tabagismo; etilismo, radiação solar sem proteção e atividade sexual sem proteção.

O Serviço Odontológico da Polícia Militar de Goiás (PMGO) vem contribuindo com a prevenção e o combate ao câncer, especificamente o câncer bucal, através de várias atuações, como orientação de higiene bucal por meio da odontologia coletiva; especialidades atentas às alterações bucais suspeitas ou potencialmente malignas; serviço de cirurgia bucomaxilofacial e o serviço de diagnóstico bucal com radiografias de alta qualidade.

Durante todo o ano realizamos também o exame de prevenção de câncer bucal aos militares convocados pelo Centro de Saúde Integrado do Policial Militar (CSIPM). O CSIPM tem realizado palestras em eventos da saúde e academia da PMGO. Já foram realizados mais de 10.500 exames e detectados diversas alterações graves, incluindo cânceres bucais e de áreas afins.

A partir deste exame de prevenção o Serviço Odontológico tem colaborado com sugestões de adequação do fardamento do policial militar para melhor proteção da radiação solar, que previne e evita o câncer labial, sobretudo o uso rotineiro de protetor labial FPS 30.

Para a prevenção do câncer bucal, segue algumas recomendações: ter boa condição bucal; parar de fumar; seguir recomendações médicas quanto aos riscos da bebida alcoólica; usar chapéus, bonés e protetor labial FPS 30 quando estiver exposto ao sol; ter relações sexuais com preservativos.

A prevenção é a melhor opção em Saúde!!! Cuide-se !!!

Fonte:  Cap QOSPM Mariza de Almeida Salles
Coordenadora do Exame de Prevenção de Câncer de Boca do CSIPM.
Serviço Odontológico da PMGO

O que você esta procurando?