Policiais militares da ativa em Goiânia que ainda não tiverem tomado a vacina contra a Influenza, e que estiverem presentes no Hospital do Policial Militar (HPM), podem ser imunizados na quinta ou na sexta-feira desta semana. A iniciativa de vacinar o efetivo operacional da capital contra a gripe é do Serviço de Enfermagem do HPM em parceria com a Divisão de Imunização da Prefeitura de Goiânia.
Com a parceria, 24 unidades militares da cidade já receberam doses contra a doença. Na etapa desta semana, o trabalho será desenvolvido no HPM pela equipe de enfermeiros e técnicos de enfermagem do Serviço de Enfermagem, nos dias 13 e 14.
A chefe do serviço, Major Sandra Diniz, enfatiza que a prevenção é uma importante medida de saúde, “e o serviço de enfermagem trabalha em prol da saúde do policial militar”. Ela ressaltou o excelente trabalho das ações administravas para a efetivação do projeto, realizadas pela Sargento Enfermeira Viviane Duarte, e a parte técnica na administração das doses, que tem sido realizada pelo sargento e enfermeiro Paulo César da Cunha.
Saiba mais: Influenza, comumente conhecida como gripe, é uma doença viral febril, aguda, geralmente benigna e autolimitada. Frequentemente é caracterizada por início abrupto dos sintomas, que são predominantemente sistêmicos, incluindo febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, mialgia e anorexia, assim como sintomas respiratórios com tosse seca, dor de garganta e coriza. A infecção geralmente dura 1 semana e com os sintomas sistêmicos persistindo por alguns dias, sendo a febre o mais importante.
Os vírus influenza são transmitidos facilmente por aerossóis (dispersão) produzidos por pessoas infectadas ao tossir ou espirrar. Existem 3 tipos de vírus influenza: A, B e C. O vírus influenza C causa apenas infecções respiratórias brandas, não possui impacto na saúde pública e não está relacionado com epidemias. O vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias.
Os vírus influenza A são ainda classificados em subtipos de acordo com as proteínas de superfície, hemaglutinina (HA ou H) e neuraminidase (NA ou N). Dentre os subtipos de vírus influenza A, os subtipos A(H1N1) e A(H3N2) circulam atualmente em humanos. Alguns vírus influenza A de origem aviária também podem infectar humanos causando doença grave, como no caso do A (H7N9).
A melhor maneira se prevenir contra a influenza sazonal é se vacinar todo ano. (Fonte: Ministério da Saúde)
Serviço: Imunização contra Gripe Influenza para militares da ativa
Onde: Hospital do Policial Militar (HPM) – Av. Eng. Atílio Correia Lima nº 1.549, Cidade Jardim – Goiânia, Goiás.
Quando: 13 e 14 de agosto de 2015
Horário: 09h às 12h e das 14h às 17h
Informações: (62) 3235-6163/6145.