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Alerta: atendimento no HPM só com uso de máscaras

Policiais militares da ativa, veteranos, pensionistas e os dependentes destes, encontram atendimento no Hospital do Policial Militar (HPM) durante a pandemia, mas só é atendido quem estiver utilizando máscara facial. O HPM retomou suas atividades no dia 4 de maio e, para fazer o agendamento, o beneficiário deve ligar no Teleconsulta: 62 3235-6222 e 6223.

O uso de máscaras é preconizado como fator importante na prevenção da transmissão do novo coronavírus, junto com a higienização das mãos e o distanciamento entre as pessoas. O atendimento no HPM ocorre das 7h às 17h todos os dias.

Alinhada ao Comando de Saúde da PMGO, a Fundação Tiradentes, que é a mantenedora do HPM e de grande parte do Complexo de Saúde da PMGO, promoveu adaptações para acolher os beneficiários em área aberta, com higiene e segurança, e fez um protocolo para casos sintomáticos de COVID-19.

A entrada para as unidades do Complexo de Saúde foi adaptada para fazer a triagem externa dos pacientes, tendo recebido lavatório, assentos distantes, tenda para proteger do sol e assim, manter a espera fora das áreas internas do HPM como recomendam as autoridades de saúde. As consultas têm ocorrido no consultório apenas com o paciente e o médico, sem acompanhantes, exceto crianças, que podem entrar para as consultas acompanhadas por um responsável.

Conforme o protocolo, os casos com sintomas de COVID-19, tais como, febre, problemas respiratórios e tosse, são triados e direcionados ao Pronto Atendimento do HPM, onde as consultas são realizadas para o pré-diagnóstico. Quando é necessária a realização de exames, eles são viabilizados pelo Laboratório Vasco Martins Cardoso, também no Complexo de Saúde. O Pronto Atendimento do HPM funciona das 7h às 19h todos os dias.

Os casos confirmados de COVID-19 são encaminhados ou para quarentena residencial ou, se o quadro de saúde exigir, para o sistema de regulação que disciplina as internações nos casos de coronavírus diagnosticado.

Apenas o serviço de ergometria permanece suspenso e a Odontologia só atende casos de urgência, até a chegada de mais equipamentos de proteção individual (EPIs) específicos para a área e que estão escassos no mercado. Depois disso, haverá a divulgação do agendamento para todos os serviços da Odontologia oferecidos no Complexo de Saúde.

Os serviços oferecidos na unidade são: Infectologia, Neurocirurgia, Cardiologia, Psiquiatria, Ortopedia, Reumatologia, Otorrinolaringologia, Oftalmologia, Gastroenterologia, Angiologia, Ginecologia, Clínica Médica, Psicologia, Eletrocardiograma, Mamografia, Raio-X, Ultrassonografia, entre outras.

Ipasgo

A Fundação Tiradentes lembra seus beneficiários que o Ipasgo incluiu o exame de diagnóstico da COVID-19 na sua cobertura, exigindo apenas a solicitação de um médico. Nos casos com diagnóstico positivo, durante o tratamento hospitalar, os usuários do Ipasgo têm acesso a exames, medicamentos e acompanhamento médico diário. O instituto possui 625 mil beneficiários no plano de assistência.

O Ipasgo reservou em Goiânia, 94 leitos de internação convencional e UTIs exclusivos para seus usuários. As unidades de referência do Ipasgo para internação por coronavírus são o Hospital Órion, na Avenida Portugal – Setor Marista e o Hospital Garavelo na Rua 8-E – Setor Garavelo Park (ambos para internação de pacientes adultos), e o Hospital Goiânia-Leste, na Rua 227 – Setor Leste Universitário, para crianças.

O Instituto divulgou ainda que, também pode utilizar a rede hospitalar conveniada para internações por COVID, se preciso. Os encaminhamentos para internação são realizados pela Central do Ipasgo.

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