• Av. Eng. Atílio Correia Lima nº 1.549, Bairro Cidade Jardim, Goiânia-GO
  • De segunda a sexta-feira das 8:00 às 18:00
  • Fones: (62) 3235-6222 / 6223

Urologista do HPM fala sobre a importância da prevenção do câncer de próstata

Novembro AzulArtigo escrito pelo Dr. Thiago Marques de Oliveira, Tenente da Polícia Militar de Goiás, Urologista do HPM e Membro da Sociedade Brasileira de Urologia, publicado no dia 06 de novembro de 2014, no Jornal Diário da Manhã – Caderno “Opinião Pública”, pág. 05.

Novembro Azul

Depois do Outubro Rosa, para a conscientização de mulheres sobre o câncer de mama, é iniciada a campanha Novembro Azul, que tem a missão de orientar a população masculina a cuidar melhor da saúde, além de conscientizar sobre a importância da realização dos exames periódicos relacionados ao câncer de próstata.

A maioria dos homens só frequenta o médico quando apresenta algum sintoma ou mesmo quando já estão doentes, eles evitam os check-ups e fazem questão de passar longe dos exames, porém o que muitos não sabem é que, assim como a mulher, o homem precisa de avaliação e acompanhamento médico para assegurar que está tudo bem.

No Brasil, o câncer de próstata, é o segundo tipo de câncer mais frequente em homens, após os tumores de pele, apresenta número superior ao câncer de mama na mulher. Ele atinge principalmente homens com idade superior a 65 anos, mas no estágio inicial, a chance de cura chega a 90%. A detecção precoce é fundamental para seu tratamento, por isso, a ida anual ao urologista é essencial para o diagnóstico da doença, visto que o câncer da próstata tem evolução silenciosa e muitos homens não apresentam nenhum sintoma.

A forma para diagnosticar o câncer de próstata é uma combinação do toque retal e o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico), mas somente uma biópsia pode confirmar a existência de um câncer. O exame de toque retal deve ser feito a partir dos 50 anos para homens sem fator de risco e a partir dos 45 anos para homens com histórico familiar de câncer de próstata, negros ou obesos . O tipo de tratamento vai depender do estágio da doença em cada paciente, podendo ser realizado desde acompanhamento clínico e radioterapia até cirurgia para retirada total da próstata.

Quase 50% dos brasileiros nunca foram ao urologista; em 2014, a projeção é de que 12 mil vão morrer da doença em função da descoberta em estágio avançado. O check-up e acompanhamento urológico deve fazer parte do cotidiano masculino da mesma forma que as crianças vão ao pediatra e as mulheres ao ginecologista.

 Dúvida Comum:

– Só o exame de sangue (PSA) é suficiente para avaliação da próstata?

O PSA é sim uma boa ferramenta para o diagnóstico do câncer de próstata, mas mesmo assim o exame de toque é necessário. A maioria dos casos de câncer de próstata é diagnosticada por meio do PSA. Em muitos casos, porém, o resultado do PSA é normal e a percepção de um nódulo no toque retal pode ser o primeiro passo para chegar ao diagnóstico de neoplasia prostática. O exame de toque é rápido, indolor e indispensável.

 O Novembro Azul tem como objetivo a conscientização dos homens com relação aos cuidados com a saúde. É muito importante que o homem desenvolva a consciência da prevenção e busque o atendimento médico de rotina para avaliar sua saúde de forma regular e anual. Afinal, câncer de próstata pode matar, portanto homem: Previna-se.

 

Dr. Thiago Marques de Oliveira

Tenente da Polícia Militar de Goiás, Membro da Sociedade Brasileira de Urologia

O que você esta procurando?