• Av. Eng. Atílio Correia Lima nº 1.549, Bairro Cidade Jardim, Goiânia-GO
  • De segunda a sexta-feira das 8:00 às 18:00
  • Fones: (62) 3235-6222 / 6223

Hospital do Policial Militar participa da campanha Outubro Rosa com atendimento gratuito às mulheres

outubro-rosa

Com o objetivo de chamar atenção para a realidade do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce, a equipe clínica do Hospital da Polícia Militar (HPM) do Estado de Goiás promoverá, no dia 16 de outubro, uma campanha preventiva com atendimento à população e distribuição de material informativo. Serão realizados ultrassonografias e atendimento clínico gratuitos das 7 às 11 horas. O evento tem apoio da Sociedade Brasileira de Mastologia – Regional Goiás (SBM-GO).

A ação faz parte da campanha Outubro Rosa, iniciativa da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama) que baseou as ações em outro movimento surgido na Califórnia, Estados Unidos. Em homenagem às mulheres vítimas da doença e como alerta a toda a população sobre prevenção e tratamento ao câncer de mama, o Hospital está “vestido” com o rosa, cor oficial da campanha.

O presidente da SBM-GO, Antônio Eduardo Rezende de Carvalho, frisa que o câncer de mama deve ser um dos pontos centrais da preocupação da saúde feminina, já que é uma doença grave que, se descoberta tardiamente, pode levar à morte. “Como estamos no Outubro Rosa, que é um mês que marca a luta das mulheres por emancipação e por melhores condições de vida, é importante lembrar que o diagnóstico precoce do câncer de mama deve fazer parte dessa batalha cotidiana,” ressalta.

Incidência

No Brasil, estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca), indicam que o câncer de mama será responsável por cerca de 57 mil novos casos até o fim do ano. “A incidência vem aumentando nos últimos anos e, entre as razões, está o fato das mulheres engravidarem mais tarde e amamentarem menos. Além disso, tendem a ter maior índice de obesidade, ingerem mais bebida alcoólica e consomem mais alimentos industrializados,” aponta o mastologista.

Segundo Antônio Eduardo, é preciso se atentar também para aspectos hormonais, genéticos e idade, já que alguns fatores são determinantes para o surgimento da doença. “Correm mais risco de desenvolver câncer de mama, mulheres que tiveram a primeira menstruação antes dos 10 anos, aquelas que entraram na menopausa após os 55 anos e quem teve a primeira gravidez após os 35 anos. Vale lembrar que histórico familiar positivo para câncer de mama, principalmente em parentes de primeiro grau antes dos 50 anos, pode indicar predisposição genética,” detalha.

SERVIÇO:
Evento: Outubro Rosa – atendimento gratuito às mulheres
Quando: quinta-feira, 16 de outubro, das 7h às 11h
Local: Hospital da Polícia Militar do Estado de Goiás (Av. Eng. Atílio Correia Lima nº 1.549, Cidade Jardim)
Quem fala pelo evento: Antônio Eduardo Rezende de Carvalho, Presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia – Regional Goiás (62) 8401-5217
Empresa Parceira: Contato Comunicação (62) 3224-3737. Larissa Oliveira ou Lara Leão (62) 9180-9623

O que você esta procurando?