Foram abertas nesta quarta-feira, 8, as consultas com oftalmologistas para policiais militares da ativa e seus familiares, assim como demais dependentes da Fundação Tiradentes (inativos e pensionistas), dentro do convênio que permitiu a reabertura do Centro Cirúrgico do Hospital do Policial Militar (HPM). Para agendar, o beneficiário da Fundação deve ligar (62) 3235-6222.
O atendimento será no período vespertino, com previsão inicial de dez pacientes por dia, a começar na segunda-feira, 13, a partir das 13h30. Após as consultas, os especialistas indicarão os casos cirúrgicos e eles serão tratados no próprio HPM, inclusive os de alta complexidade.
O convênio celebrado envolveu a Fundação Tiradentes e o Centro de Referência em Oftalmologia (Cerof) do Hospital das Clínicas (HC), ligado à Universidade Federal de Goiás (UFG), e mantido pela Fundação de Apoio ao HC (Fundahc).
O Cerof é tido como a principal unidade para tratamentos oftalmológicos da Região Centro-Oeste e uma das melhores do Brasil. Pela parceria, o paciente do Cerof consulta no próprio Centro e, se for um caso cirúrgico, é encaminhado para ser operado no HPM pela equipe do Cerof que assume todo o custo dos procedimentos.
Na contrapartida, os beneficiários da Fundação Tiradentes serão atendidos no HPM pelos mesmos profissionais e, se houver indicação clínica, serão operados pela equipe do Cerof. O atendimento nessa especialidade médica será nos mesmos moldes de todos os outros prestados no HPM aos beneficiários da Fundação Tiradentes.
As cirurgias no HPM foram retomadas há cerca de dez dias, com a reabertura do centro cirúrgico após uma desativação que durou aproximadamente dois anos. A negociação entre a Fundação Tiradentes e a Fundahc foi avaliada individualmente pelo Conselho de Curadores das duas instituições e depois aprovada pela Curadoria de Fundações e Associações do Ministério Público Estadual.
A iniciativa é inédita. Ela reúne esforços que favorecem tanto os pacientes do Cerof, quanto os beneficiários da Fundação Tiradentes, oferecendo cirurgias de alta complexidade com equipamentos de ponta e sob a coordenação de profissionais como o oftalmologista Marcos Ávila, reconhecido internacionalmente pelo seu trabalho para a erradicação da cegueira no Brasil.
Junto com os equipamentos, o Cerof também instalou no HPM o Banco de Olhos da unidade. Para a Fundação Tiradentes, a parceria é excelente oportunidade para ampliar a oferta de atendimento especializado aos beneficiários e, ao mesmo tempo, usufruir do know how do Cerof para criar seu próprio serviço oftalmológico. O início das consultas em período de julho, quando muitas pessoas, estão em férias pode significar boa oportunidade para facilitar o atendimento.
Teleconsulta: (62) 3235-6222