
Policial militar da ativa, lotado no 2º Batalhão da Polícia Militar (BPM) na cidade de Rio Verde, o cabo foi um dos primeiros beneficiários da Fundação Tiradentes a realizar cirurgia oftalmológica no Hospital do Policial Militar (HPM) após a reabertura do Centro Cirúrgico da unidade. A realidade foi possível por iniciativa da instituição, em parceria com Centro de Referência em Oftalmologia (Cerof) do Hospital das Clínicas (HC) da Universidade Federal de Goiás (UFG) (leia abaixo).
A cirurgia do PM serviu para retirar o excesso de pele na pálpebra superior dos olhos, o que fechava seu campo de visão e atrapalhava em várias circunstâncias e na própria atividade de policiamento. “Essa cirurgia além de melhorar o meu trabalho, vai interferir na minha autoestima. Agradeço a Fundação Tiradentes”, festejou, completando na sequência: “Espero que mais pessoas se beneficiem com essas 
No mesmo grupo que ele, outra beneficiária que realizou procedimentos cirúrgicos oftalmológicos nesta segunda foi a senhora Norcelina dos Reis Pimenta de Lima, de 59 anos, mãe do Cabo Emerson Pimenta da ativa, ambos de Goiânia. Ela é uma usuária frequente do HPM, mantido pela Fundação Tiradentes, unidade onde afirma realizar todas as suas consultas e exames.
No HPM é, inclusive, o local onde a consulta e os exames pré-operatórios para a realização das cirurgias de olhos têm sido realizadas. Na porta do Centro Cirúrgico na tarde de segunda Norcelina explicava o problema: “Vejo tudo embaçado e pela metade”. E explicava, agradecida, como foi o encaminhamento: “Fico muito feliz, pois pra eu conseguir essa cirurgia foi bem rápido: consultei, fiz os exames e hoje estou aqui, menos de dois meses depois”.
Esposa do Capitão Dianari Ribeiro de Queiroz, policial militar aposentado, a senhora Divina Rosa de Queiroz, de 61 anos, também
Na ocasião, ela agradeceu a Fundação Tiradentes por proporcionar a oportunidade de ter uma condição de vida melhor: “Agradeço porque, além de sempre me consultar com médicos e dentistas e realizar exames aqui no HPM, fui tratada com atenção e empenho para realizar essa cirurgia”.
Resultado de parceria
As cirurgias são resultados da parceria realizada entre a Fundação Tiradentes e a Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (Fundahc), fechada este ano. A cooperação técnica promoveu a reabertura do Centro Cirúrgico do Hospital do Policial Militar (HPM) para a realização de cirurgias oftalmológicas de ponta.
As cirurgias estão sendo realizadas pelo Cerof do HC, coordenado pelo cirurgião Marcos Ávilla, reconhecido nacionalmente pelo trabalho desenvolvido na área. O Cerof é uma unidade de referência em cirurgias oftalmológicas e na erradicação da cegueira na Região Centro-Oeste do Brasil.
Como funciona:
As cirurgias acontecem com cobertura total do Ipasgo aos policiais militares e suas famílias.
Os interessados devem primeiramente agendar consulta com os oftalmologistas, através do Teleconsulta: 62 3235-6222/6223.
Verificando a necessidade de cirurgias corretivas, os beneficiários são encaminhados para os exames pré-operatórios e depois para a cirurgia no próprio HPM.
Mais informações: 62 3235-6132 (Oftalmologia do HPM)


