O tabagismo é uma doença. A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica o tabagismo como a dependência da droga nicotina.
A OMS também considera o tabagismo como a principal causa de mortes evitáveis e importante fator de risco para o desenvolvimento das doenças como câncer, doenças pulmonares e cardiovasculares. Atualmente morrem cerca de 6 milhões de pessoas por ano no mundo por causa do cigarro.
De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) cerca de 10% dos brasileiros fumam (24 milhões) e temos 600 mil fumantes passivos (pessoas próximas que respiram a fumaça involuntariamente). A boa notícia é que o número de brasileiros que fumam caiu 30% nos últimos nove anos, o que representa “uma história de sucesso”em saúde pública.
O fumo também ocasiona alterações nas papilas gustativas da língua, o que impede que o fumante sinta o real sabor dos alimentos. Também é prejudicial para a mucosa do nariz prejudicando o olfato .
Portanto, o fumante “troca” o simples prazer da percepção dos diversos sabores dos alimentos e dos perfumes das flores e dos cosméticos pelo prazer da nicotina.
No HPM (Hospital do Policial Militar) temos um programa de combate ao tabagismo, etilismo e outras drogas ilícitas: PAISPM-Programa de Atenção Integral ao Policial Militar. Este programa é coordenado pela equipe de Assistentes Sociais e compreende uma equipe multiprofissional do HPM comprometida em dar suporte às pessoas que desejam abandonar o uso indevido de drogas e, melhorar sua qualidade de vida.
Este programa funciona no HPM há 21 anos e já reabilitou mais de 800 policiais. Os interessados podem ter todas as informações e fazer sua inscrição nos telefones: 3235-6136 e 3235-6139.
Também temos no Serviço Odontológico do HPM o Exame de Prevenção de Câncer Bucal.
Este Exame é realizado nos policiais convocados pelo Centro de Saúde Integral do Policial Militar-CSIPM, no período matutino, desde 2011. Já foram realizados cerca de 9 mil exames e detectados 4 casos de cânceres e diversas outras doenças na boca.
Os fumantes e ex-fumantes ou pessoas que apresentarem alguma ferida/alteração na boca que não cicatriza, também pode agendar um horário para a realização deste exame. O telefone é 3235-6193.
Deixe de fumar e tenha fôlego para enfrentar os desafios da vida.
Fonte: Cap. Mariza de Almeida Salles
Serviço Odontológico da PMGO
Coordenadora do Exame de Prevenção de Câncer Bucal do CSIPM (Centro de Saúde Integral do Policial Militar)