• Av. Eng. Atílio Correia Lima nº 1.549, Bairro Cidade Jardim, Goiânia-GO
  • De segunda a sexta-feira das 8:00 às 18:00
  • Fones: (62) 3235-6222 / 6223

Centro de Saúde Integral do Policial Militar (CSIPM)

Centro de Saúde Integral do Policial Militar (CSIPM)

Zelar do planejamento, do controle e da implementação da política de saúde da Polícia Militar do Estado de Goiás são atribuições do Centro de Saúde Integral do Policial Militar – CSIPM. A unidade funciona no Complexo de Saúde da PMGO sendo composto de chefia ocupada por oficial superior, secretaria-geral, assessoria de análise epidemiológica e das seguintes supervisões:

  1. Seção Médica;
  2. Seção Odontológica;
  3. Seção Laboratorial;
  4. Seção Psicológica;
  5. Seção de Nutrição;
  6. Seção de Serviço Social; e
  7. Seção de Condicionamento Físico

Cabe ao CSIPM, entre outras tarefas, desenvolver projetos e ações, como o CSIPM Itinerante que vai a regionais da PMGO no interior, a fim de promover a implementação da política de saúde da Corporação. É o órgão que elabora e controla as ações motivacionais para melhoria da qualidade de vida do Policial Militar. Assim, é sua função fazer cumprir a aplicação dos protocolos estabelecidos na política de saúde em toda corporação e estabelecer e controlar a execução do “Programa de Saúde do Policial Militar”.

O CSIPM elabora o cronograma de avaliação de todo o efetivo PM  em conjunto com setor competente do Comando de Administração e Finanças – CAF. Também é o setor com atribuição de analisar os dados obtidos com a aplicação dos protocolos do “Programa de Saúde do Policial Militar” e realizar o controle estatístico e elaborar relatórios. Além disso, o CSIPM deve propor ações de saúde em caráter preventivo.

É uma das principais atribuições do CSIPM a aplicação de avaliações médica e odontológica de todo o efetivo da Polícia Militar, conforme protocolos estabelecidos em regulamentação específica. Também é sua missão diagnosticar a incidência dos principais problemas de saúde, nutricionais, psicológicos e de saúde bucal, assim como providenciar os encaminhamentos clínicos necessários ao reestabelecimento físico, nutricional, psicológico e odontológico do policial.

Além disso, são atribuições da unidade executar os exames de análises clínicas complementares para auxílio no diagnóstico médico e/ou periódico, registrando, arquivando e disponibilizando os dados oriundos destes exames. O CSIPM tem sob sua guarda e responsabilidade os resultados dos exames, controlando os encaminhamentos a quem de direito;

No atendimento psicológico, é responsabilidade do CSIPM encaminhar para os serviços de saúde que se fizerem necessários, os casos de policiais militares que apresentarem algum tipo de transtorno na área de saúde mental, conforme previsto no Regimento Interno do Comando de Saúde da PMGO. Também cabe a ele dirigir, coordenar e controlar as atividades técnicas e administrativas pertinentes às avaliações psicológicas periódicas em todo o efetivo da Polícia Militar, conforme protocolos estabelecidos em regulamentação específica. Por fim, é a unidade que estabelece normas, rotinas e diretrizes para as avaliações psicológicas periódicas e quem diagnostica a incidência dos principais transtornos mentais, tais como estresse, depressão, ansiedade, ideação suicida e desesperança, utilizando de instrumentos científicos comprovados e aceitos na comunidade científica.

No tocante à Nutrição, o CSIPM é o responsável por aplicar a anamnese alimentar em todo o efetivo da Polícia Militar, conforme protocolos estabelecidos em regulamentação específica. O objetivo é identificar a incidência dos principais problemas nutricionais no Policial Militar e providenciar os encaminhamentos clínicos necessários ao tratamento nutricional do Policial Militar.

Na área de Serviço Social, o CSIPM tem atribuição de fazer cumprir o protocolo do Serviço Social no Programa de Saúde da PMGO; realizar Entrevista Social – aplicando o Questionário Social em todo o efetivo da Polícia Militar; estabelecer normas, rotinas e diretrizes para levantar dados da realidade social do Policial Militar; e providenciar os encaminhamentos para Programas de Saúde.

A aplicação do Teste de Avaliação Física – TAF é uma atribuição do CSIPM, seguindo a regulamentação pertinente. Também é sua missão acompanhar o nível de condicionamento físico individual do Policial Militar, estabelecendo protocolos de orientação; credenciar e fiscalizar academias de ginástica e instituições congêneres para realização do trabalho de orientação da atividade física ao Policial Militar, conforme a regulamentação específica e também estabelecer parcerias com as Sub-Secretarias de Ensino do Estado e Secretarias Municipais de Educação nas cidades do Interior do Estado, buscando a disponibilização de profissionais da área de educação física para orientação das atividades físicas aos Policiais Militares.

Ainda lhe compete desenvolver atividades que promovam a prática desportiva e a realização de atividade física e propor instrumentos de motivação e reconhecimento do esforço individual na busca da melhoria do condicionamento físico; assim como promover atividades que estimulem o estudo permanente, a avaliação, a troca de experiências, o desenvolvimento de pesquisas e a atualização de informações na área de educação física. O CSIPM também tem a incumbência de realizar palestras e seminários para conscientização da tropa sobre a importância da prática regular de exercícios físicos, bem como de outros hábitos agregados e, enfim, a tarefa de incentivar o inter-relacionamento da Corporação com os diversos órgãos governamentais, não governamentais e com a sociedade organizada através da pratica de atividades físicas.

O que você esta procurando?