• Av. Eng. Atílio Correia Lima nº 1.549, Bairro Cidade Jardim, Goiânia-GO
  • De segunda a sexta-feira das 8:00 às 18:00
  • Fones: (62) 3235-6222 / 6223

Mobilização do HPM alerta policiais sobre diabetes

Dia 14 de novembro, Dia Mundial do Diabetes: doença crônica que altera os níveis de glicose do sangue, devido à falta ou ineficiência da insulina no organismo, foi marcado por mobilizações a respeito do problema.  De acordo com a International Diabetes Federation (IDF), o Brasil ocupa a 5ª posição no ranking mundial de números de casos de diabetes no mundo.  Este alto índice, despertou a preocupação do Complexo de Saúde do Hospital do Policial Militar (HPM), mantido pela Fundação Tiradentes, e assim surgiu a iniciativa de promover ações para os policiais militares (PPMM), a fim de conscientizá-los sobre a importância de prevenir e cuidar da doença.

O evento teve abertura às 08h30 e contou com a presença do comandante de Saúde, Coronel Naldimar Barbosa, do subcomandante do GRAER, Coronel Luis Alberto Sardinha Bites, além da coordenadora do Programa de Saúde Para o Diabético (PSPD), Major Vânia e a 1ª Sargento Suzy Darlen, nutricionista do HPM e ministrante da palestra “Diabetes: como prevenir e cuidar?”. O lugar escolhido para disseminar as informações foi o Grupo de Radiopatrulha Aérea (GRAER), com o objetivo de aproximação com os beneficiários da Fundação. O Cabo Ivanhoé, PM do GRAER, aprovou: “às vezes não temos tempo de ir até ao Hospital e eles vindo até nós, desperta a ideia de cuidarmos de nós mesmos.”

De acordo com a palestrante, o tema trabalhado abrange não só o policial diabético presente e que precisa cuidar da doença, mas também atinge aquele que não tem diabetes: “às vezes nossa glicemia está normal, mas temos que prevenir e isso que é difícil. Na correria do trabalho, entre uma ocorrência e outra, os militares têm dificuldade para se alimentar de forma correta. Assim, é importante procurar uma alimentação com maior tempo de cozimento para facilitar a mastigação e dentro das possibilidades, preferir sucos naturais, castanhas, salgados assados, sanduíches naturais ou x-saladas simples (de preferência x-frango sem batata frita e catchup). Por outro lado evitar frituras, alimentos industrializados, fast food, refrigerante, bebida alcóolica, dentre outras. E consumir bastante água, não ingerir refrigerante no lugar de água.”, conclui.

Depois de assistirem a palestra, os participantes aferiram pressão, glicemia capilar, dados antropométricos (peso, altura e circunferência abdominal), e foram orientados quanto ao seu Índice de Massa Corpórea (IMC). Em seguida, aqueles que obtiveram valores acima do esperado receberam orientações nutricionais e foram encaminhados ao PSPD. Foi o caso do Cabo Faria, PM da 1ª base administrativa e para ele, a iniciativa do projeto foi excelente: “eu não conhecia o Programa de Saúde Para o Diabético, conheci por meio do site do HPM, e com o programa, pretendo mudar meus hábitos.”, afirma.

A coordenadora do PSPD, Major Vânia, ressalta que o principal benefício do Programa, é a prevenção das complicações decorrentes do diabetes. Entre elas: visuais, cardíacas, hipertensão arterial, neuropatias, derrame, amputação de membros e impotência sexual. Segundo ela, nos encontros realizados pela coordenação, há troca de experiências e controle da saúde, alimentação e atividades físicas adequadas entre os beneficiários e os profissionais do Programa, com o objetivo de melhorar as condições de vida dos militares diabéticos e seus familiares.

 

Confira as fotos:

O que você esta procurando?