• Av. Eng. Atílio Correia Lima nº 1.549, Bairro Cidade Jardim, Goiânia-GO
  • De segunda a sexta-feira das 8:00 às 18:00
  • Fones: (62) 3235-6222 / 6223

Iniciativa entre entidades alerta policiais sobre câncer de próstata

Novembro Azul

Na manhã desta quarta-feira, 19, o Auditório da Fundação Tiradentes sediou ações voltadas para o diagnóstico precoce do câncer de próstata, em comemoração a campanha Novembro Azul, como também palestra abordando risco biológico, marcando o encerramento da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) da Polícia Militar (PM). Mais de 60 militares participaram do evento, idealizado pelo Grupo de Epidemiologia e Pesquisa (GEP) do Complexo de Saúde em parceria com a Fundação Tiradentes.

A cerimônia de abertura começou às 8h30. A mesa foi composta pelo Comandante de Saúde da PM, Coronel Naldimar  Lorenço Barbosa, o Presidente da Fundação Tiradentes, Major Cleber Aparecido Santos, o Coordenador do GEP e Diretor Técnico do HPM , Tenente Coronel Waldemar Naves do Amaral, além do chefe do Serviço Multiprofissional, Tenente Coronel Sérgio Henrique Nascente Costa e a presidente do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) da Polícia Militar, Capitã Rosana Cristina de Oliveira.

No ato, o Coronel Naldimar ressaltou a importância dos policiais militares se cuidarem e passarem adiante o conhecimento adquirido neste projeto. “É importante que vocês multipliquem o conhecimento que obtiverem aqui. Passem para seus colegas que não puderam estar presentes. Pois, infelizmente, os exames para o diagnóstico do câncer de próstata ainda são tabus”, enfatizou.

Além das palestras do 2º Tenente Raul Moreira Messias, urologista do Hospital do Policial Militar (HPM), e da infectologista da unidade, Major Letícia Mara Conceição Aires, com os temas “A importância do diagnóstico precoce do Câncer de Próstata” e “Risco Biológico”, respectivamente, também foi oferecido aos policiais, o serviço de coleta de material para dosagem PSA, que dosa no sangue o nível do antígeno prostático específico no organismo do homem.

Conscientização dos militares

O marco do evento foi a palestra “A importância do diagnóstico precoce do Câncer de Próstata”, ministrada pelo 2º Tenente Raul com foco na conscientização do PM a fazer os exames periodicamente depois dos 50 anos. Segundo ele, prevenir o câncer de próstata ainda não é possível. Portanto, realizar exames rotineiros é a melhor maneira de se prevenir contra a doença. “Esse tipo de câncer não tem prevenção, mas detectando-o precocemente, há chances de 90% de cura com os tratamentos. Agora, se é descoberto em fase avançada, raramente conseguimos a cura, pois o índice de mortalidade é altíssimo, além da qualidade de vida do portador da doença, que é bastante afetada”, afirma.

Objetivo alcançado

O coordenador do GEP, Coronel Waldemar, explica que o grupo busca realizar ações que tragam orientações aos policiais militares, e trabalha com duas vertentes: a educação contínua no âmbito saúde, dirigida aos PMs, e o levantamento científico da saúde dos mesmos. “Tendo em vista que a maioria dos policiais militares são homens, o GEP teve a ideia de fazer o aproveitamento do apelo mundial da campanha Novembro Azul e trabalhar com a primeira vertente, de educação do PM. Dentro desse processo, incentivá-lo a se reeducar sobre o tema usando como metodologia, o rastreamento da doença”, ressalta.

O evento teve encerramento por volta de 11h. Para a coordenadora do evento, major Cárita Régina da Silva Freire, a meta foi alcançada: “Graças ao esforço da equipe, conseguimos alcançar nosso objetivo de orientar os militares sobre a importância de se cuidarem periodicamente”, comemora.

O que você esta procurando?