• Av. Eng. Atílio Correia Lima nº 1.549, Bairro Cidade Jardim, Goiânia-GO
  • De segunda a sexta-feira das 8:00 às 18:00
  • Fones: (62) 3235-6222 / 6223

Fisioterapeuta ministra palestra para integrantes do PSPD

Na manhã desta quarta-feira, 13, o Programa de Saúde Para o Diabético (PSPD) promoveu mais um encontro entre os diabéticos e a equipe de multiprofissionais (médicos, enfermeiros, nutricionistas, dentistas, psicólogos e assistentes sociais) que compõe o programa. A reunião foi realizada no Auditório do Hospital do Policial Militar (HPM) e tem o apoio da Fundação Tiradentes.

Na ocasião, os integrantes do programa assistiram a palestra com o tema “Incontinência Urinária de Esforço”, ministrada pela fisioterapeuta Valdivina Eterna Falone, aperfeiçoada em Urologia e Uroginecologia pelo Centro de Estudos Avançados e Formação Integrada. Atualmente é Fisioterapeuta da Clínica do Intestino e Fisioterapeuta da Clínica Fértile Diagnósticos. A profissional também ensinou na prática exercícios simples que podem ser feitos em casa, a fim de melhorar o funcionamento da bexiga.

O tema trouxe orientações sobre tratamento e prevenção para o público que é predominantemente idoso. Segundo a fisioterapeuta, a maioria dos idosos sofrem com incontinência urinária e de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 50¢ das mulheres sofrerão da doença após os 60 anos. “A doença está relacionada com a idade, a perca de colágeno e o diabetes, pois esses fatores enfraquecem a musculatura da bexiga propiciando o aparecimento do problema.”, ressalta.

Segundo a coordenadora do programa, Major Vânia, o principal benefício do PSPD é a prevenção das complicações decorrentes do diabetes. Entre elas: visuais, cardíacas, hipertensão arterial, neuropatias, derrame, amputação de membros e impotência sexual.

Veja:

O que você esta procurando?