Av. Eng. Atílio Correia Lima nº 1.549, Cidade Jardim(62) 3235-6222 / 6223 - E-mail: comunicacao@tiradentes.org.br

Arteterapeuta estimula qualidade de vida de PMs diabéticos do PSPD

Publicação 232 de 438

Na manhã desta quarta-feira, 07, o Programa de Saúde Para o Diabético (PSPD) promoveu mais um encontro entre os policiais militares ou seus familiares que são portadores da doença e a equipe de multiprofissionais que realizam o programa. A reunião foi realizada no Auditório do Hospital do Policial Militar (HPM) e contou com o apoio da Fundação Tiradentes, que também patrocina a alimentação adequada para os diabéticos do programa.

Na ocasião, os integrantes do PSPD assistiram palestra com o tema “Vivência em Arteterapia”, ministrada pela psicóloga clínica Charbela Inês Dirane Estephan, perita examinadora, psicóloga de trânsito e arteterapeuta.  De acordo com a psicóloga, “os processos da arteterapia utilizam de experiências não verbais e contribuem para a formação de imagens que conscientizam os indivíduos sobre suas possibilidades e força interior, permitindo uma qualidade de vida melhor.”

Após a palestra, os diabéticos vivenciaram a atividade na prática. Puderam recortar revistas; estimularam a criatividade e representaram seus pensamentos por meio de colagens. Este tipo de atividade contribui com reflexões e interpretações que auxiliam os participantes a oxigenarem as ideias e vislumbrarem possibilidades novas e melhores ante o quadro de determinadas patologias.

Programa de Saúde Para o Diabético

Coordenado pela Chefe do Departamento de Assistência Social do Complexo de Saúde, Major Vânia Alencar, o PSPD promove encontros mensais entre os diabéticos e a equipe de multiprofissionais (médicos, enfermeiros, nutricionistas, dentistas, psicólogos e assistentes sociais) que compõe o programa.

Com o objetivo de melhorar as condições de vida dos militares diabéticos e seus familiares, durante os encontros é feito o controle da saúde com a aferição de pressão e glicemia. A Fundação Tiradentes patrocina a alimentação adequada para esse tipo de doença e ainda há a troca de experiências entre os beneficiários da instituição e os multiprofissionais do programa.

Segundo a coordenadora do programa, o principal benefício do PSPD é a prevenção das complicações decorrentes do diabetes. Entre elas: visuais, cardíacas, hipertensão arterial, neuropatias, derrame, amputação de membros e impotência sexual.

Mais informações: (62) 3235-6157