• Av. Eng. Atílio Correia Lima nº 1.549, Bairro Cidade Jardim, Goiânia-GO
  • De segunda a sexta-feira das 8:00 às 18:00
  • Fones: (62) 3235-6222 / 6223

Serviço Odontológico do Complexo de Saúde discute sobre a Saúde Bucal e o Militar

DSC_6448
O último dia da I Jornada de Saúde dos Militares de Goiás deixou os participantes na expectativa, com “água na boca” – garantindo plateia até o final das apresentações. O responsável em segurar esse público foi o Serviço Odontológico do Complexo de Saúde – que em Mesa Redonda debateu sobre a Saúde Bucal e o Militar, sob coordenação da Comandante do Serviço Odontológico, Tenente Coronel QOSPM Rosana Maria Guimarães Manso.

A Jornada trouxe para discussão, no período da tarde, os seguintes temas Hábitos Deletérios no Desenvolvimento Crânio-Facial, ministrada pelo Tenente QOSPM Rodrigo Lara de Oliveira, A Saúde Bucal na Plenitude do Indivíduo, pela Capitã Kely Virgínia Bontempo CBMGO e o Exame de Prevenção de Câncer Bucal, por Capitã QOSPM Mariza de Almeida Sales. “Essa interdisciplinaridade e troca de informações é importante,” destacou Tenente Coronel Rosana.

Segundo Rosana Guimarães, apesar de a boca ser tratada por uma profissão específica e deste cuidado ser desenvolvido dentro de um Complexo Hospitalar, há uma necessidade de falar sobre a saúde como um todo. “Se pararmos para pensar, não vivemos sem falar, sem comer, sem nos expressarmos afetivamente, através do beijo e de nossas emoções, por meio do sorriso. A boca é o cartão de visitas e através dela comunicamos com o mundo e com as pessoas,” enfatizou.

SAÚDE BUCAL INTEGRAL

Dentre os assuntos tratados o que despertou a atenção do público foi Exame de Prevenção de Câncer Bucal, apresentando pela Capitã QOSPM Mariza de Almeida Salles, do Serviço Odontológico, que desempenha um trabalho dentro do Centro de Saúde Integral do Policial Militar (CSIPM) – sistema que cuida da saúde integral do Policial Militar – responsável pela realização do Exame de Câncer Bucal.

Segundo a Capitã Mariza, o trabalho vem sendo desenvolvido desde 2011 e já atendeu mais de 4 mil militares com resultados significativos. Ela conta que desde o início da realização dos exames têm detectado alterações bucais diversas. “No primeiro mês identificamos um câncer de laringe em um policial militar homem, e apesar de estar em um estágio avançado, o mesmo recebeu o tratamento adequado e teve boa recuperação,” destacou.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA) em Goiás, o câncer de boca em homens é o 5º mais frequente. Para Mariza, tal incidência se comprova pela maior exposição dos homens aos fatores de risco em relação às mulheres. “É importante considerar que existe uma predominância de policiais militares homens. Procuro orientar o policial militar sobre os cuidados que ele deve ter para evitar a incidência e o agravamento de diversas patologias na boca,” ressaltou.

DIFICULDADES APRESENTADAS

Atualmente o Serviço Odontológico – ligado ao CSIPM, atende cerca de 200 militares por mês, agendados previamente no CSIPM. “Nosso exame é completo, ordenado e sistemático. Desta forma, temos a possibilidade de detectar diversas patologias e encaminhar estes policiais para o diagnóstico e tratamento adequados,” relatou.

Mariza explica que a meta é estruturar cada vez mais o serviço, a fim de que o exame de prevenção de câncer bucal faça parte de um programa de prevenção de câncer bucal. Atualmente existe uma parceria com o Centro Goiano de Doenças de Boca (CGDB) da Faculdade de Odontologia onde são encaminhados vários casos. Entretanto, precisamos ampliar o serviço com a atuação de pelo menos mais um cirurgião-dentista, este é desempenhado ainda por um único profissional,” concluiu.

O que você esta procurando?